Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

A campanha uniu temas de Saúde e Direito, em entrevistas semanais

Campanha se encerra com balanço positivo

Publicado em 01/04/2021 às 09:28 por Editoria Movimento Saúde

Com balanço super positivo, se encerrou no dia 31 de março a Campanha “Março Lilás: informação de qualidade de presente pra você”, realizada pela Associação Médica de Umuarama em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Umuarama, Caixa dos Advogados do Paraná, Comissão da Mulher Advogada de Umuarama (CMA) e Rádio Bianca FM.

A campanha uniu temas de Saúde e Direito, em entrevistas semanais, conduzidas pela jornalista Luiza Lima, no Programa Bianca News, com participação ao vivo, pelas redes sociais da rádio, da AMU e do site Movimento Saúde. Médicos e advogadas esclareceram dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero, abordaram os direitos das mulheres acometidas por essa doença, que provoca a morte de mais de 6.500 mulheres por ano somente no Brasil.

Utilidade pública

Na avaliação do presidente da AMU, Dr. Fabio Carvalho, a campanha cumpriu seu propósito de aumentar o nível de informações das pessoas acerca do câncer de colo de útero, apresentando dados sobre a doença, mas principalmente mostrando que a prevenção é possível e que a união de esforços pela informação é um legado da inciativa e deve nortear outras campanhas, com foco em outras doenças.

 “O envolvimento das pessoas, aproveitando o grande alcance das redes sociais mostrou que essa modalidade de parceria tem resultado muito positivo. Precisamos desses espaços abertos, como aconteceu com essa parceria da Rádio Bianca e a ideia é envolver outros veículos de imprensa para esse serviço de utilidade pública que traga informação e conscientização para a população”, analisou. 

Dr. Fábio Carvalho- Presidente da AMU  

Câncer do Colo do Útero e HPV 

Na primeira entrevista, que foi ao ar no dia 4 de março, a médica oncologista Dra. Isabella Morais Tavares, abordou o tema Câncer do Colo do Útero e a relação da doença com o HPV - Papilomavírus humano, vírus que possui algumas variantes mais carcinogêneas, com agentes responsáveis pelo surgimento de 70% dos casos de câncer de colo de útero.

A médica destacou que a importância das medidas de prevenção e abordagem por meio da campanha. “É preciso fazer chegar esse tipo de notícia para as mulheres, principalmente, que são as mais afetadas, e ressaltar que, quando diagnosticada precocemente a doença tem uma alta taxa de cura, por isso enfatizamos tanto a importância da prevenção”, declarou a oncologista

Compromisso com a saúde

O médico oncologista e diretor da AMU, Dr. Francisco Fernandes, foi o entrevistado do dia 18 de março, e tratou sobre ‘Tratamentos e possíveis sequelas do câncer do colo do útero. Ele alertou para a necessidade de realizar exames preventivos anualmente, como compromisso permanente das mulheres com a própria saúde, e não somente durante as campanhas.    

O médico respondeu às dúvidas das ouvintes do Programa Bianca News e as internautas, que questionaram sobre o desenvolvimento de câncer na gravidez, falando sobre os procedimentos para cada caso. Tranquilizou as gestantes quanto à ausência de risco de contágio de HPV para o bebê, que é protegido pela placenta, e reforçou a necessidade de uso do preservativo nas relações sexuais.

Dr. Francisco alertou que o câncer não respeita data nem cor do mês. “É importante que as pacientes não deixem de fazer seu acompanhamento, durante o ano inteiro, e mesmo nessa pandemia”, reforçou

Vacina e prevenção

No dia 25, Dr. Carlos Antônio Lisboa da Silva – Médico ginecologista e diretor da AMU, reforçou a importância da prevenção, que pode impedir o desenvolvimento da doença, e, ainda que a paciente seja diagnosticada durante os exames preventivos, a precocidade aumenta as chances de cura.

Ele falou ainda sobre vacina contra o câncer do colo do útero, disponível na rede pública de saúde, que imuniza as moças e rapazes, desde a adolescência, antes mesmo da iniciação sexual.

Finalizando a série de entrevistas, a médica ginecologista, Dra. Josiane Saab Rahal – da AMU, abordou concluiu que é fundamental o acompanhamento rotineiro com o ginecologista, com exames preventivos anuais para rastrear a saúde das mulheres, facilitando o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. A médica apontou que a pandemia tem dificultado essa rotina nas consultas médicas, mas alertou que as mulheres não banalizem a saúde, fiquem atentas aos sinais e diante de suspeitas, procure o especialista com a máxima urgência.

Quais são os direitos da pessoa com câncer

No tocante às questões de direito, no dia 11 de março, o assunto da Campanha Março Lilás foi "Os benefícios legais da pessoa portadora de câncer", com a Dra. Juliana Pereira Kobren, advogada e vice-presidente da CMA. Ela elencou uma série de direitos que os pacientes têm assegurado, desde o momento que é indicada a suspeita de câncer, e que as pessoas desconhecem.

Segundo a médica, o diagnóstico, o tratamento e os medicamentos gratuitos são benefícios legais da pessoa com câncer, mas vai bem além disso. Os pacientes oncológicos também têm, em determinados casos, direitos como aposentadoria por invalidez, quitação da casa própria, direito a transporte gratuito e isenção da tarifa do pedágio, dentre outros benefícios, quando cumpridos certos requisitos e prazos. “Assim, se os prazos determinados nas Leis não estiverem sendo cumpridos, a pessoa com câncer deve procurar a Secretaria da Saúde do município, e se não for resolvida a questão, o paciente pode buscar assistência jurídica para as medidas cabíveis”, aconselha a Dra. Juliana.

Complementando a questão legal, no dia 18 de março, a advogada e integrante da CMA, Dra. Gilmara Gonçalves Boloheiz  colocou em pauta "Como pleitear os benefícios legais da pessoa portadora de câncer", orientando, dando dicas e respondendo às dúvidas das mulheres que participaram da programação, pelo rádio e redes sociais das empresas parceiras.

Ainda com foco no Direito dos pacientes com câncer, Dra. Franciellen Bertoncello de Carvalho – advogada e presidente CMA, que foi a idealizadora da campanha Março Lilás, concedeu entrevista no dia 25 de março à jornalista Luiza Lima, durante o programa Bianca News, com o tema “Saúde, direito e bem-estar caminham juntos”.

Ela reforçou a proposta da campanha, em levar informação de qualidade, como forma de promoção da saúde da mulher. “A campanha oportunizou fácil acesso a informações de qualidade sobre diferentes temas relacionados ao câncer do colo do útero e, ainda, permitiu que as dúvidas sobre o assunto fossem apresentadas pela população, esclarecidas por especialistas e colocadas à disposição de todos”, resumiu.

Em agradecimento pelo comprometimento na união de esforços em torno da difusão de informações, a jornalista Luiza Lima recebeu da AMU e CMA, um lindo vaso de cristal.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio