Segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Tive câncer do colo do útero aos 27 anos e está tudo bem comigo, diz empresária de 51 anos

Publicado em 31/03/2021 às 16:19

A umuaramense massoterapeuta e empresária, Isabel Lazarin tinha 27 anos quando descobriu o câncer de colo do útero, ela fez o tratamento e está curada. Hoje, com 51 anos, e excelente saúde, afirma: “Valeu a pena, está tudo bem comigo”. Ela aconselha mulheres de todas as idades a se cuidarem, a buscar orientação médica e fazer o acompanhamento corretamente.
“Percebi um sangramento anormal fora do meu período menstrual. Não sentia nenhuma dor e nem incomodo, mas mesmo assim, agendei uma consulta com o ginecologista. O médico pediu uma biopsia e o resultado foi assustador: câncer de colo do útero. No primeiro momento fiquei desesperada, era jovem, estava com medo e não sabia o que fazer, mas depois de conversar com o médico fiquei mais tranquila”, relata Isabel. 

A massoterapeuta relembrou que na conversa, o médico lhe apresentou duas opções de tratamento, a conização do colo do útero – que é a retirada apenas do tumor – ou a histerectomia, que retira o útero por completo. 
“Eu optei pela retirada do útero, fiz a cirurgia e nunca mais tive problema algum. O que eu aconselho às mulheres é que não tenham medo, procurem um profissional responsável, se cuidem, olhem com carinho e amor para elas, pois isso irá salvar suas vidas”, completou Isabel. 
Segundo ela, o tratamento foi tranquilo. A massoterapeuta também fala da importância do acompanhamento após o tratamento. “Depois de curado o câncer, fiz exames de rotina a cada seis meses por cinco anos. Depois disso, repito todos os anos o exame preventivo e continuo me cuidando”, relata. 

O depoimento de Isabel faz parte de uma série de vídeos e entrevistas produzidos em alusão ao Março Lilás, que é o mês de prevenção e combate ao câncer de colo do útero, produzidos pela Associação Médica de Umuarama (AMU) em parceria com a Comissão da Mulher Advogada (CMA/OAB) Umuarama, afim de promover a conscientização das mulheres em relação ao seu corpo, com informações de qualidade.

Rosi Rodrigues e Lois Longui
Jornalistas
ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE UMUARAMA

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio