Terça-feira, 16 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Em Umuarama, a Campanha Março Lilás alia Saúde e Direito e traz esclarecimento sobre prevenção da doença e sobre as leis que protegem as mulheres acometidas pelo câncer

Foto: Rawpixel Ltd/

Saúde – uma prioridade para as mulheres

Publicado em 08/03/2021 às 13:54

Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de homenagem, reflexão e conscientização sobre direitos da mulher em todos os campos. 
A Saúde é um direito constitucional e no mês de março, muitas campanhas são realizadas no sentido garantir às mulheres que esse direito seja respeitado e exercido.
Em Umuarama, a Campanha Março Lilás - mês de prevenção ao câncer do colo do útero - Informação de qualidade de presente pra você”, alia Saúde e Direito e traz entrevistas com especialistas nas duas áreas, além de vídeos de esclarecimento sobre prevenção e cuidados acerca da doença e sobre as leis que protegem as mulheres acometidas pelo câncer.

Prevenção

Embora 90% das mulheres que têm contato com o vírus consiga combatê-lo dentro do próprio organismo, há uma parcela que acaba desenvolvendo a doença. Em 2020, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, 16 mil brasileiras tiveram o câncer de colo de útero, e metade delas morreu. A doença, no entanto, pode ser facilmente descoberta em exames preventivos, que devem ser feitos principalmente a partir dos 25 anos.
Atualmente, as maneiras de prevenção incluem vacina para as adolescentes que ainda não iniciaram a vida sexual, exames de rastreamento, além de tratamentos das lesões precoces, que possibilita a cura de quase 100% dos casos de câncer diagnosticados precocemente.

A “Campanha Março Lilás: mês de prevenção ao câncer do colo do útero - Informação de qualidade de presente pra você”,  é uma iniciativa da Associação Médica de Umuarama e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Umuarama, Caixa dos Advogados do Paraná e Comissão da Mulher Advogada de Umuarama (CMA).

Agenda
Fique atenta à agenda de entrevistas, que estão sendo realizadas durante o mês de março, no Programa Bianca News, na Rádio Bianca FM, sob o comando da jornalista Luiza Lima. 

QUINTA-FEIRA - 11/03
12h - ABERTURA - Dra. Juliana Pereira Kobren - Advogada e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada de Umuarama (CMA). Tema – "Os benefícios legais da pessoa portadora de câncer".
12h30 - ENTREVISTA - Dra. Josiane Saab Rahal – Médica ginecologista associada da Associação Médica de Umuarama (AMU). Tema: DIAGNÓSTICO: A importância do exame preventivo do câncer do colo do útero.

QUINTA-FEIRA - 18/03
12h - ABERTURA -  Dra. Francielly Foiani de Brittos Kramer - Advogada e integrante da Comissão da Mulher Advogada de Umuarama (CMA). Tema – "Como pleitear os benefícios legais da pessoa portadora de câncer"
12h30 - ENTREVISTA - Dr. Francisco Guilherme Fernandes – Médico oncologista e diretor da Associação Médica de Umuarama (AMU).  Tema - Tratamentos e possíveis sequelas do câncer do colo do útero.

QUINTA-FEIRA - 25/03
12h - ABERTURA -  Dra. Franciellen Bertoncello de Carvalho – advogada e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção de Umuarama (CMA). Tema – Saúde, direito e bem-estar caminham juntos. A campanha Março Lilás e sua importância na divulgação de informações de qualidade para a melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas. 
12h30 - ENTREVISTA - Dr. Carlos Antônio Lisboa da Silva – Médico ginecologista e diretor da Associação Médica de Umuarama (AMU). Tema: Prevenção e Vacina contra o câncer do colo do útero

CLÉO NERES

Jornalista 

MOVIMENTO SAÚDE - COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

Com informações do Inca - Instituto Nacional do Câncer

 

 

 

 

 

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio