Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Alguns bairros da cidade estão com alta infestação do mosquito, como Jardim Panorama, que está em estado de alerta

Foto: PMU

Regiões de 19 UBS registraram casos positivos de dengue

Publicado em 16/02/2021 às 10:21

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) divulgou nesta segunda-feira, 15, a atualização do boletim epidemiológico sobre a situação da dengue em Umuarama. Desde julho de 2020 até o último sábado, 13, a cidade acumula 651 notificações de suspeita de dengue, das quais 552 foram descartadas (85%), 62 casos foram confirmados (dois importados e os demais autóctones) e 32 suspeitas seguem em investigação.

As confirmações ocorreram por exames laboratoriais (58) e critérios clínico-epidemiológicos (quatro). Do total de notificações registradas até agora, 9% tiveram confirmação, 85% não se confirmaram e 5% estão em investigação. Um dos casos positivos de dengue teve sinais de alarme. Ainda não houve casos com maior gravidade nem mortes no atual ano epidemiológico.

Regiões de 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com casos positivos de dengue. A maior incidência é registrada na UBS Panorama (oito casos), seguida pela UBS Guarani/Anchieta (sete) e pelas UBS 26 de Junho e Posto de Saúde Central (cinco em cada). A UBS de Serra dos Dourados e o Centro de Saúde Escola aparecem em seguida com quatro casos. Seis UBSs registraram três casos, quatro unidades anotaram dois positivos e três tiveram apenas um caso até a última semana.

A situação é considerada de alerta (código amarelo) na UBS Jardim Panorama e nas demais a avaliação é baixa incidência (verde). Apenas na UBS Cidade Alta ainda não houve registro da doença. Os dados estão sujeitos a alterações, pois casos suspeitos são investigados diariamente através de laudos laboratoriais, sintomas relatados pelo paciente e por laudos médicos, além de duplicidades que eventualmente são excluídas do sistema e de novas informações que podem alterar o resultado final.

Alguns bairros da cidade contam com alta infestação do mosquito transmissor da dengue. “Nossas equipes estão nas ruas, visitando, orientando e fiscalizando, mas cada morador precisa cuidar do seu quintal e da sua casa”, alerta a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, que reforça: “Elimine qualquer recipiente que possa acumular água, limpe as calhas, troque a água dos animais, coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas e tome todos os cuidados possíveis. Um único caso de dengue pode contaminar rapidamente todo o bairro”, completa.

Fonte: PMU

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio