Sexta-feira, 7 de maio de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Até esta sexta-feira as equipes já haviam vacinado 290 pessoas com 90 anos ou mais e as idades serão diminuídas gradativamente até completar as 650 doses destinadas a idosos

Foto: PMU

Em Umuarama, 3.080 pessoas já receberam a primeira dose da vacina

Publicado em 12/02/2021 às 17:57

O boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) desta sexta-feira (12) informou que o Paraná vacinou 239.862 pessoas contra a Covid-19. Até o momento, o Estado recebeu 538.900 doses do Governo Federal.

Em Umuarama já foi aplicada a primeira dose da vacina a 3.080 umuaramenses. Os maiores grupos são dos trabalhadores de hospitais e serviços de saúde da linha de frente no enfrentamento à pandemia. Também foram imunizados idosos internados em instituições de longa permanência e os funcionários do setor.

Atendimento à demanda

Até esta sexta-feira as equipes também haviam vacinado 290 pessoas com 90 anos ou mais e nos próximos dias deve diminuir gradativamente as idades, para 89, 88, 87 anos, e assim sucessivamente, até ser completado o lote de 650 doses para idosos.

Considerando o atendimento à demanda dos idosos acima de 90 anos, as unidades básicas de saúde que vacinam contra o coronavírus em Umuarama passam a atender até as 17h30, a partir da próxima semana. A recomendação é que os interessados façam o agendamento prévio, a fim de evitar aglomeração e permitir a distribuição adequada do fluxo. A vacina agora será ministrada em todas as unidades.

Boletins diários de vacinação

A exemplo do que já ocorre com a evolução do números de notificações, casos confirmados, pacientes em isolamento domiciliar, bem como panorama de ocupação de leitos destinados a pacientes com covid-19, a partir da próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde passará a emitir boletins diários para a população acompanhar a evolução da vacinação.

A Secretaria de Comunicação Social criou o “Vacinômetro”, uma ferramenta que informa o número acumulado de pessoas imunizadas até a data especificada e agora a divulgação passará a ser diária.

Aguardando novos lotes

A aplicação da primeira dose ainda não foi encerrada em Umuarama, pois o município não recebeu todas as doses necessárias e aguarda novos repasses para contemplar todos os profissionais de saúde. Porém, nos próximos dias será inicia a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac/ Butantan, já distribuídas às UBS e destinadas aos profissionais de saúde, totalizando 1.657 doses. Nesse momento, não haverá mais equipes volantes. Os profissionais serão vacinados de 15 a 19/02, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

A Secretaria de Saúde de Umuarama vem seguindo as determinações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e os planos Nacional e Estadual de Imunização. Equipes volantes estão levando a vacina a idosos acamados, com dificuldade de locomoção, e quatro unidades de saúde (UBS) foram habilitadas para oferecer as doses aos grupos prioritários. 

Os interessados devem comparecer com seus documentos (cartão SUS e documento de identificação).

Com informações da Sesa e PMU

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio