Terça-feira, 23 de abril de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele

Algumas mães com bebês internados na UTI Neonatal não produzem leite suficiente

Foto: Rosi Rodrigues

Norospoar convoca lactantes para doar para o banco de leite materno

Publicado em 16/10/2017 às 11:04 por Rosi Rodrigues

Atualmente o Posto de Coleta de Leite Materno da Maternidade Norospar não está captando o suficiente para suprir a demanda da sua UTI Neonatal. Em média, estão internados de 5 a 8 bebês prematuros por dia. Muitas mamães ainda não estão produzindo leite devido ao pouco tempo de gestação e precisam da ajuda de outras lactantes para que seus bebês tenham mais chances de vida. 
Toda mãe que está amamentando e que tenha vontade, pode ser doadora.

“Basta ter vontade de ajudar. O leite materno é o alimento ideal para os bebês, especialmente para os prematuros”, diz a enfermeira Carla Narvaes Figueiredo, da UTI Neo Natal da Norospar.

A maternidade está convocando mamães que estejam amamentando em Umuarama e região para doar. “Essa doação pode fazer a diferença na vida de um bebê”, ressalta.

As doadoras recebem um rápido treinamento sobre a coleta, armazenamento e entrega do leite materno e recebem frascos esterilizados para guardar o que foi coletado corretamente. Os frascos cheios devem ser entregues semanalmente nos postos de coleta.

Além do Banco de Leite que fina dentro da Maternidade Norospar, as doadoras podem retirar e entregar os fracos nos Postos de Saúde Central, São Remo e Vitória Régia em Umuarama. Quem mora na região e quer doar, deve entrar em contato com a maternidade para se informar. 

“Em alguns casos, quando a lactante não tem condições de levar o leite a um dos pontos de coleta, vamos buscar na casa da doadora, acionamos parceiros de outros serviços de saúde para trazer de outras cidades, enfim, tudo o que é possível é feito. Esse leite é muito precioso para vida dos nossos bebês da UTI Neo”, salienta a enfermeira.

O leite captado é enviado de ambulância para o Banco de Leite de Cascavel, onde é pasteurizado e retorna a Umuarama. “Eles devolvem exatamente a quantidade enviada. Não recebemos doações de fora. Por isso é tão importante que as nossas mamães sejam doadoras”, destaca.

SERVIÇO

Banco de Leite da Maternidade Norospar

Horário de funcionamento: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Mais informações pelo fone: 443621-1282 com a enfermeira Carla.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio