Segunda-feira, 19 de agosto de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele

“Quem cuida da mente e dos sentimentos tem mais qualidade de vida”, afirma psicóloga

Publicado em 10/10/2017 às 18:57 por Rosi Rodrigues

O Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de Outubro – foi criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). Um dos objetivos da data é combater o preconceito e o estigma sobre a saúde psicológica, criando uma paridade entre esta e a saúde física nas prioridades dos governos e também das pessoas. 

É um dia dedicado ao diálogo e reflexão sobre a importância de cuidar também dos nossos sentimentos e emoções.

Para a psicóloga e Coach Viviane Teixeira  (CRP 08/10085), a saúde mental necessita da mesma atenção que a saúde do corpo, com prevenção e cuidados especiais. 

“A data é importante, pois dá destaque ao tema e provoca nas pessoas essa reflexão. Quem cuida da saúde psicológica, cuida também do seu bem-estar”, afirma psicóloga em entrevista ao Movimento Saúde.

Segundo ela, é cientificamente comprovada a relação de uma série de doenças físicas, como o câncer por exemplo, com traumas e problemas psicológicos.

Quando procurar ajuda?

A depressão é a doença mais incapacitante do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Ainda assim, para muitos, falar sobre o problema ou buscar ajuda ainda é tabu.

Acontecimentos marcantes na vida, como divórcio, desemprego; a morte de um ente querido (luto), traumas emocionais, como chantagem, viver em relacionamentos abusivos; mudanças hormonais, doenças graves, como HIV e câncer são alguns episódios podem favorecer o aparecimento da depressão.

“Nesses casos, a recomendação é iniciar a terapia o quanto antes, pois além de ajudar a superar o momento difícil, pode evitar o agravamento ou aparecimento de transtornos mentais mais severos”, explica.

A psicoterapia também é ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional.

“Superar dificuldades sociais, como de interação com outras pessoas, timidez, medo de falar em público, são alguns dos objetivos do tratamento psicológico. É possível treinar e desenvolver habilidades sociais e se preparar para como reagir a todo tipo de situação”, disse Viviane. A psicóloga e coach Viviane Teixeira afirma que a psicologia é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e social

A psicóloca utiliza o método de coaching (de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida) nessas e em outras situações para trabalhar o desenvolvimento de habilidades mentais e sociais em seus pacientes.

Segundo ela, a terapia é ferramenta para o autoconhecimento, ideal para quem procura definir missão e valores de vida, traçar e alcançar objetivos, sejam pessoais ou profissionais.

“Acredito que todos possam se beneficiar da psicoterapia. Ao procurar apoio psicológico, o paciente está no caminho do desenvolvimento pessoal e do equilíbrio mental e emocional”, afirma.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio