Quarta-feira, 14 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Caminhada marca a campanha “Setembro Amarelo” em Umuarama

Publicado em 21/09/2017 às 18:46

A campanha “Setembro Amarelo” foi criada para provocar a reflexão, o debate e a prevenção ao suicídio em todo o país. Em Umuarama, o dia 29 de setembro foi escolhido para um grande ação para a segunda edição da Caminhada Pela Valorização da Vida.

A saída será às 9 da manhã da Praça Miguel Rossafa e percurso pela Avenida Paraná, até a Praça Santos Dumont. Toda a comunidade está convidada a participar.

Ao longo do mês, o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) – da Secretaria Municipal da Saúde – vem envolvendo profissionais e estagiários em ações nas Unidades Básicas de Saúde (UB|S), salas de espera de alguns equipamentos e a população em geral. O CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) também realiza ações para conscientização e prevenção ao suicídio junto aos seus pacientes, familiares e a população.

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CCV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília.

Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 deste mês o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas.

Pelos números oficiais, 32 brasileiros tiram a própria vida a cada dia – taxa bem superior às vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

“O suicídio é um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos podem ser prevenidos. Para isso, é necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta”, orienta Catia Faquinete, coordenadora de Saúde Mental junto à Secretaria Municipal de Saúde.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), como representante oficial da campanha

“Setembro Amarelo” no Brasil, realiza parcerias institucionais e públicas, organiza as informações sobre as ações em todo o país e convoca a sociedade ao debate por meio da participação em eventos e pela imprensa.

SAIBA MAIS

Em Umuarama, mais informações e orientações podem ser obtidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, no Pronto Atendimento Municipal (PA), localizado na Avenida Rio Branco, 4422; também no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo fone 192; no Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), à Rua Nicanor dos Santos Silva, 4805; no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 4378; ou ainda no Centro de Valorização a Vida (CVV), pelo telefone 141.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio