Segunda-feira, 21 de outubro de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele

A ação foi direcionada para ambos os sexos. Embora raro, o câncer de mama também acomete os homens

Foto: Assessoria

Diagnóstico precoce do câncer de mama é tema de palestra no Cisa-Amerios

Publicado em 10/10/2019 às 16:52

Pacientes que aguardavam consultas nos ambulatórios do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, participaram de palestras e receberam orientações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, na manhã desta quinta-feira (10).

A ‘Manhã Rosa’ integra as comemorações do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, foi organizada e realizada pela equipe de enfermagem, através do Programa de Desenvolvimento Humano e Profissional do Cisa-Amerios. Os espaços foram decorados com banners e faixas com orientações e estimulo a promoção da saúde. As palestras foram realizadas nas salas de espera dos consultórios médicos e salas de exames.

 A ação abrangeu homens e mulheres, tendo em vista que o câncer de mama, embora raro, também afeta os homens. De acordo com o Ministério da Saúde, o sexo masculino representa 1% dos casos de câncer de mama diagnosticados no Brasil.

A enfermeira Bernadete Delmonaco Avelar, professora da disciplina Saúde da Mulher do Colégio Hilda Kamal, disse em sua palestra que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer de mama.

“Quando diagnosticado ainda no começo, as chances de cura são maiores que 90%. Por isso é tão importante o auto-exame e, caso seja detectada qualquer alteração, buscar orientação médica o quanto antes”, disse a palestrante.

De acordo com a enfermeira do Cisa-Amerios, Caroline Ferrari Fernandes, ações voltadas a promoção da saúde e prevenção de doenças são frequentes na instituição. “Simples orientações, como as que foram repassadas hoje, podem fazer uma grande diferença na saúde das pessoas. O diagnóstico precoce de uma doença significa menos tempo de tratamento, menos gastos para a saúde pública e menos sofrimento para o paciente”, disse.

O Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Hilda Kamal foi parceiro na ação. Estagiários fizeram a aferição da pressão dos pacientes e distribuíram panfletos educativos sobre saúde, bem-estar e prevenção de doenças.

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio