Segunda-feira, 21 de outubro de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele

O especialista proferiu palestra durante o evento ‘Dia do Coração’, promovido na manhã de quinta-feira (26), no Ambulatório de Cardiologia Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios.

Foto: Assessoria

“Doentes cardíacos nunca devem abandonar o tratamento”, alerta especialista

Publicado em 27/09/2019 às 10:24 por Rosi Rodrigues

“Quem recebe diagnóstico de doença cardíaca precisa se cuidar pelo resto da vida. Doentes cardíacos nunca devem abandonar o tratamento e, mesmo com a doença sob controle, o acompanhamento médico é indispensável”, alerta médico cardiologista Dr. Tony Bartolli. O especialista proferiu palestra durante o evento ‘Dia do Coração’, promovido na manhã de quinta-feira (26), no Ambulatório de Cardiologia Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios.

Outro ponto importante enfatizado pelo especialista em sua palestra foi sobre a responsabilidade que o paciente tem sobre a sua própria saúde. “Os profissionais de saúde fazem o diagnóstico e indicam o tratamento. A partir daí cabe ao paciente e seus familiares seguirem corretamente as orientações. Sem a adesão do paciente, o resultado pode não ser tão efetivo”, destacou o médico.

Pacientes diagnosticados ou com suspeita de doenças cardíacas e seus acompanhantes foram o público principal da ação. Foram ofertados testes de glicemia, aferição de pressão e orientações com profissionais de saúde. Uma manhã inteira dedicada à saúde do coração. Profissionais de saúde e colaboradores do Cisa-Amerios também participaram. Ao todo, foram realizados 140 testes de glicemia e mais de 200 aferições de pressão. Os participantes receberam material gráfico com orientações sobre a saúde do coração.

A dona Antônia Barreto de Oliveira, de 82 anos, moradora de Iporã, participou acompanhada de três filhos: Manoel, Joarez e Cícera. A aposentada, que faz acompanhamento cardiológico no Cisa-Amerios há vários anos, é exemplo para os demais pacientes.

“Sigo diretinho tudo o que o meu médico recomenda, especialmente sobre tomar os medicamentos na hora correta e os cuidados com a alimentação. Graças a Deus e a essa equipe maravilhosa, estou muito bem. Eles são nota 10”, disse a senhorinha que esbanjou charme e simpatia durante o evento.

De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Cardiologia do Cisa-Amerios, Verônica Gonçalves Ribeiro Lopes, o paciente cardíaco e também seus familiares recebem orientações e acompanhamento especializado na unidade. “Monitoramos a evolução do tratamento de cada paciente e também oferecemos informações e orientações  sobre cuidados e prevenção aos familiares, que, potencialmente, estão no grupo de risco das doenças cardíacas”, disse.

O presidente do Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri e presidente da Acispar – Associação dos Consórcios de Saúde do Paraná, Luis Carlos Borges Cardoso participou da ação.

“Já levei um susto com a saúde do meu coração e tive que mudar alguns hábitos para poder ter uma saúde melhor. Essa ação é muito importante porque atinge diretamente o paciente cardíaco, enfatizando a importância de se cuidar sempre e de que ele também é responsável por sua saúde”, disse.

Segundo Cardoso, o Programa de Desenvolvimento Humano e Profissional do Cisa-Amerios têm o objetivo primordial de promover educação para saúde.  “Nossa equipe está constantemente realizando eventos de educação para a saúde e integração entre pacientes,  especialistas do Cisa e também com os profissionais de saúde dos municípios. Desta forma, oferecemos uma atenção diferenciada, que não só trata o problema existente, como previne que ele se agrave ou que novas doenças apareçam”, destacou.

 

PARCEIROS

Laboratório Bioprev, Umuprev Plano de Assistência Familiar e Cenaic – Centro Nacional Integrado de Cursos. Os profissionais e estagiários trabalharam voluntariamente durante a ação. 

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio