Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 Login
Nesta quarta-feira, 4 de janeiro, celebramos o Dia do Espaguete, uma data que homenageia um dos pratos mais consumidos no mundo. Há quem diga que a data foi criada na Itália em 1990, em alusão à entrada do país como anfitrião da Copa do Mundo daquele ano. Seja verdade ou mito, o espaguete conquistou paladares e se tornou um ícone gastronômico global.
Amado pela maioria, o espaguete está sempre na mira dos nutrólogos, nutricionistas e de quem precisa fazer dieta. Afinal, o espaguete é um herói um vilão da alimentação?
No Brasil, o amor pelo espaguete é evidente. A massa está presente em 99,3% dos lares brasileiros, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). Dados da Organização Internacional de Massa Alimentícia (IPO, na sigla em inglês) revelam que o brasileiro consome, em média, 6 kg de massas por ano, sendo o espaguete uma das preferências nacionais. No ranking global, o consumo per capita de massas chega a 25,3 kg por ano na Itália, colocando os italianos como líderes mundiais.
Espaguete e Nutrição
Apesar de ser um alimento básico e querido, o espaguete é frequentemente alvo de dúvidas em relação à sua importância nutricional. Rico em carboidratos, ele é uma excelente fonte de energia, especialmente quando feito de trigo integral, pois oferece fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino e auxiliam no controle da glicemia.
Por outro lado, dependendo dos molhos e acompanhamentos escolhidos, o espaguete pode se tornar uma refeição altamente calórica e rica em gorduras. Molhos cremosos à base de creme de leite, queijos e carnes processadas podem elevar significativamente o valor calórico e comprometer uma dieta balanceada.
Para uma refeição mais saudável, especialistas recomendam substituir molhos pesados por versões mais leves, como os à base de tomates frescos ou azeite de oliva com ervas. Adicionar vegetais como abobrinha, espinafre e brócolis também aumenta o valor nutricional do prato.
Como aproveitar o espaguete sem culpa?
Curiosidade: O espaguete na cultura mundial
A popularidade do espaguete vai além da gastronomia. Ele é símbolo de união à mesa e protagonista em momentos de confraternização. Desde sua origem na China e posterior adaptação pelos italianos, o espaguete tornou-se um prato versátil, presente em celebrações familiares e nos cardápios dos melhores restaurantes do mundo.
Celebrar o Dia do Espaguete é mais do que saborear uma boa refeição: é valorizar a cultura, a tradição e os benefícios que um prato tão simples pode trazer. Lembre-se de que uma alimentação saudável não significa abrir mão dos alimentos que amamos, mas aprender a consumi-los de forma consciente.
Espaguete ao Pesto Genovês
Ingredientes:
Pesto
Massa
Modo de Preparo:
Pesto
- Coloque no copo do liquidificador o azeite, o alho, o manjericão e o gelo. Utilize a tecla “pulsar” para que esses ingredientes comecem a se incorporar, formando um molho esverdeado. Junte as nozes, o parmesão e, mais uma vez utilize a tecla “pulsar”, apenas para misturar os ingredientes. Prove e se necessário, tempere com um pouco de sal. Reserve.
Massa
- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente e acrescente ao pesto. Misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho e sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Espaguete com Camarão Picante
Ingredientes:
Para o molho
Para a massa
Modo de Preparo:
- Tempere o camarão com o Lemon Pepper e reserve em geladeira, para tomar gosto, por 15 minutos. Aqueça uma frigideira grande com o azeite e refogue a cebola, até ficar transparente. Junte o camarão temperado e frite até mudar completamente de cor. Regue com o vinho branco e acrescente os tomates. Adicione o açúcar (para retirar a acidez do molho) e tempere com sal a gosto. Cozinhe até que os tomates comecem a desmanchar. Retire do fogo, polvilhe a cebolinha picada e reserve.
- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
- Escorra imediatamente e acrescente ao molho aquecido. Misture bem para que toda a massa fique envolvida pelo molho e sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Para mais receitas, acesse www.isabela.com.br