Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

A pesquisa acompanhará, por dez anos, características da alimentação e do estado de saúde de 200 mil pessoas

Foto: Divulgação

Estudo mapeia saúde alimentar da população

Publicado em 04/02/2020 às 16:55

O estudo NutriNet Brasil, coordenado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP (Nupens/USP), em parceria com o Ministério da Saúde, vai mapear a cultura alimentar brasileira. Iniciada nesta segunda-feira, a pesquisa acompanhará, por dez anos, características da alimentação e do estado de saúde de 200 mil pessoas.

De acordo com os organizadores, o NutriNet busca identificar os principais padrões de alimentação praticados nas várias regiões do país e analisar a relação desses padrões com o risco de doenças crônicas que afetam milhões de brasileiros. A pesquisa se dará da seguinte forma: voluntários responderão a perguntas sobre alimentação e saúde periodicamente, por meio de um aplicativo ou pelo site, e pesquisadores avaliarão a influência desses fatores no risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

De acordo com Gisele Bortolini, coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Atenção Primária, do Ministério da Saúde, o estudo é fundamental para compreender nossos modelos alimentares e sua relação com as doenças crônicas mais frequentes na população. "A alimentação inadequada lidera o ranking dos fatores de risco relacionados à carga global de doenças no mundo. De acordo com análises do Global Burden of Disease, ela é o fator de risco que mais contribui para mortalidade e o segundo fator que mais contribuiu para os anos de vida perdidos, superior, inclusive, ao efeito observado do uso de álcool, drogas, tabagismo e inatividade física. Nesse sentido, o estudo NutriNet Brasil nos apoiará no aprimoramento das políticas públicas de nutrição no país”, destacou.

A alimentação exerce enorme influência sobre a saúde das pessoas, em particular sobre o risco de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. Entretanto, mais do que um ou outro alimento isolado, é o padrão de alimentação das pessoas, ou as quantidades e proporções dos diferentes grupos de alimentos, que vai definir o risco de doenças. O levantamento trará maior compreensão sobre tais hábitos e suas consequências.

Para participar do estudo, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade, residir no Brasil, ter acesso à internet (via celular ou computador) e fazer um rápido cadastro na plataforma digital da pesquisa em https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br. Nessa plataforma, o participante responde ao questionário inicial do estudo (cerca de 5 minutos). Notificações por e-mail ou SMS avisarão quando novos questionários estiverem disponíveis para preenchimento.

Fonte: Ministério da Saúde

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio