Sábado, 23 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Região central de Umuarama enfrenta surto de dengue

Publicado em 04/03/2022 às 17:50 por Editoria Movimento Saúde

Informe técnico divulgado pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde coloca a região central de Umuarama, atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro de Saúde Escola, em situação de surto de dengue após o aumento repentino no número de casos positivos, que saltou de 14 para 26 no acumulado desde agosto/2021.

Nesta semana foram confirmados 17 novos casos, elevando de 50 para 67 o total de casos da doença contados nos últimos sete meses, em 34 localidades do município. O número equivale a 17% do total de 402 notificações registradas no mesmo período. Foram descartadas 314 suspeitas de dengue (78%) e 21 exames realizados nos últimos dias aguardam resultados. Não houve até o momento mortes por dengue nem casos graves ou com complicações em Umuarama.

Com 26 casos positivos, a região do Centro de Saúde Escola entrou em surto porque o número de pessoas com dengue passou de três por grupo de mil – a média da unidade está em 5,2 por 1.000 habitantes –, o que exige mais cuidados da população e atenção dos agentes de combate a endemias.

O Jardim União (Cohapar I) também passou para o nível de alerta (entre um e três casos por mil habitantes), enquanto as demais regiões da cidade seguem com baixa incidência. Apenas os bairros atendidas pelas UBS Jardim Lisboa, São Cristóvão, Bem-Estar, 26 de Junho e Jardim Ouro Branco, além dos distritos, continuam sem registro de casos positivos desde o início do atual período sazonal da dengue.

A recomendação das autoridades de saúde é que os cuidados com o mosquito transmissor da doença sejam redobrados nos imóveis residenciais e comerciais, especialmente com a alta incidência de chuvas e o calor dos últimos dias. A população deve eliminar possíveis criadouros do mosquito descartando recipientes que possam acumular água parada, como garrafas, tonéis, baldes e bacias sem uso, brinquedos velhos, materiais e embalagens recicláveis, pratinhos de plantas e pneus velhos. Também é importante desobstruir calhas e ralos de água pluvial.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio