Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

A reunião foi a portas fechadas e reuniu autoridades de saúde, representantes de hospitais, médicos e enfermeiros

Foto: ROSI RODRIGUES

Serviços de saúde da região se preparam para o enfrentamento do Covid-19

Publicado em 18/03/2020 às 19:40

Hospitais, UPAs24h, postos de saúde, ambulatórios e clínicas médicas dos municípios que integram a 12ª Regional de Saúde do Paraná estão se preparando para o enfrentamento do Covid-19 – o novo coronavírus. Em reunião realizada durante a manhã desta quarta-feira (18), com representes desses serviços, conduzida pela diretora da 12ª Regional de Saúde, enfermeira Viviane Herreira, acompanhada do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso e do representante da Central de Regulação de Leitos e Consultas, Adelson Gonçalves dos Santos, foram discutidas estratégias para o enfrentamento e contingenciamento da doença.

A reunião foi conduzida por Viviane Herreira da 12ª RS, por Luis Carlos Borges Cardoso, presidente do Cisa-Amerios, e pelo representante da Central de Regulação de Leitos e Consultas, Adelson GonçalvesO Hospital Regional Uopeccan é o hospital de referência do Governo do Estado do Paraná para o atendimento dos casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.

“Todos os hospitais de Umuarama estão preparados para atender, caso haja necessidade, pois seguem protocolos do Ministério da Saúde para situações de doenças contagiosas. Contudo, o Uopeccan é a referência regional e é para onde os pacientes serão enviados, via Central de Regulação de Leitos”, explicou Viviane.

As autoridades de saúde, porém, enfatizam que, apenas 10% dos casos de Covid-19 necessitam de internação. A maioria dos casos se manifesta de forma leve, onde basta o isolamento e tratamento domiciliar.

A orientação maior é para que as pessoas permaneçam em casa, especialmente as que chegarem de países ou cidades onde há casos confirmados.

Se a pessoa tiver sintomas, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com as autoridades de saúde por telefone. Os profissionais de saúde irão proceder conforme os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde - OMS, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Paraná – SESA e orientar corretamente o paciente e seus familiares”, disse a diretora da 12ª Rs.

Quem precisar de orientações sobre o Covid-19, pode entrar em contato por telefone com a Ouvidoria da 12ª Regional de Saúde, através do número 153, com a Ouvidoria da SESA, através do número 0800 644 4414 ou do WhatApp (41) 3330 4414.

“Se todos colaborarem, não haverá motivo para pânico. As medidas são preventivas e visam impedir que a epidemia se espalhe na nossa região. Do mesmo modo que na prevenção a dengue, a prevenção ao Covid-19 depende fundamentalmente da conscientização do cidadão”, disse o presidente do Cisa, Luis Carlos Borges Cardoso.

Cardoso fez um apelo aos representantes da imprensa e meios de comunicação. “As pessoas precisam de informações corretas, não de pânico. Os veículos de comunicação tem uma responsabilidade social nesses casos, o de levar orientações que ajudem a prevenir a contaminação e esclarecimento à população”, disse.

 

EM TEMPO

Para o presidente da Associação Médica de Umuarama, Dr. Ronaldo de Souza, que participou da reunião, as medidas preventivas chegam em boa hora. O médico, que é pneumologista e intensivista, relembrou o surto de H1N1 ocorrido em 2009, onde tais medidas não foram adotadas e os serviços de saúde ficaram sobrecarregados.

“Estamos tendo a oportunidade de nos preparar para o enfrentamento da doença. As medidas preventivas de isolamento e contingenciamento também são muito importantes para impedir a proliferação do vírus e todos devem aderir”, destacou o médico.

Também participaram da reunião, a secretária de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini, médicos, enfermeiros e representantes dos quatro hospitais de Umuarama, além de outras autoridades de saúde de Umuarama e região.

   

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio