Quinta-feira, 18 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Parceria viabiliza atendimento da Apafibro em Umuarama

Publicado em 24/02/2022 às 16:12 por Editoria Movimento Saúde

Com a Campanha Fevereiro Roxo caminhando para o final, uma notícia boa para os pacientes que sofrem de Fibromialgia de Umuarama. Finalmente, eles terão atendimento na Associação Paranaense dos Fibromiálgicos – APAFIBRO. A decisão ocorreu em reunião, realizada nesta quarta-feira (23) entre a presidente da Associação, Suely Sucupira Gentil e demais diretoras, com o secretário de Esporte, Lazer e Cultura de Umuarama, Jeferson Ferreira (Jefinho),

Suely Sucupira explicou ao secretário que, depois de dois anos de pandemia, finalmente a Associação está começando os trabalhos, mas para isso, precisa de parcerias. E assim será.

A proposta de Jefinho é a realização de atividades mais leves, duas vezes por semana, programadas para iniciar no próximo de 14 de março, no salão Frei Estevão da Matriz São Francisco (ao lado da Unipar) às segundas e quartas-feiras das 14 às 15 horas.

O secretário entende a importância da atividade física para pessoas que sofrem de fibromialgia, pois além de ajudar a amenizar os problemas de saúde, auxilia também na depressão.  "Vamos começar com esse horário e se percebermos que está aumentando muito a procura vamos fazer o possível para atender outros dias e horários e, quem sabe, com outras atividades", reforçou o secretário.

Medidas de segurança

A presidente da APAFIBRO ressaltou a importância de os pacientes adquirirem a carteirinha da Associação bem como a de vacinas, mas ressaltou que essas pessoas terão os direitos preservados. "É importante que todos que vão praticar a atividade física tenham se vacinado, porém, não podemos obrigar. Por isso, quem não estiver vacinado, terá que apresentar a cada semana o exame “Negativo de Covid 19”. Essa é uma medida de segurança. Todos serão bem-vindos", disse.

As diretoras, Jônia Lima, Suzi Danhoni e Luiza Lima reforçaram a informação de que todos devem procurar a Secretaria de Saúde com laudo médico e documentos pessoais, bem como comprovante de endereço para solicitar a Carteirinha da APAFIBRO.

Hidroginástica

É importante lembrar que, desde 2020 a Universidade Paranaense (Unipar) passou a oferecer hidroginástica num valor bem acessível para os pacientes com fibromialgia. Quem tiver interesse basta procurar o setor de Educação Física no Campus 3 para fazer a matrícula e escolher o melhor horário para praticar.

Diretoria da Apafibro, juntamente com o secretário de Esportes de Umuarama, Jefinho

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio