Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

É verdade que Osteoporose é coisa de mulher?

Publicado em 12/11/2021 às 14:45 por Editoria Movimento Saúde

“Não é verdade. O mito de que Osteoporose é coisa de mulher acarreta em graves problemas em idosos do sexo masculino, como a fratura de fêmur, que é causa importante de morte”, destaca a geriatra, Dra. Priscila Cogo (CRM 35270/RQE 26907). 

Ela explica que, assim como para as mulheres a menopausa causa a perda óssea, servindo de alerta para a osteoporose, os homens passam pela queda dos níveis de testosterona. “A diminuição dos níveis de testosterona é gradual, e com isso o alerta vai sendo adiado, e só ocorre quando a situação atinge certa gravidade, em decorrência de fraturas, quando a osteoporose já está instalada”, destaca a médica.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços.

Alta incidência de fraturas
É importante ressaltar que a partir dos 70 anos a perda óssea se acentua, tanto em homens quanto em mulheres. Depois dos 80 anos, o risco de sofrer fraturas aumenta, mas dados da SBR mostram que cerca de 90% dos casos ocorrem em pessoas com idade acima de 65 anos, sendo que pelo menos 20% dos que quebraram o fêmur uma vez, voltam a fraturá-lo.

Para Dra. Priscila, essa alta incidência está muito relacionada à perda de qualidade óssea causada pela osteoporose, aliada às perdas de equilíbrio, força e coordenação, que são consequências do envelhecimento. 

Fatores de risco
A Osteoporose está entre as principais causas de fratura de fêmur em idosos, pela diminuição da resistência dos ossos. Outros fatores de risco são: 
•    Idade: quanto mais idade, maior o risco;
•    Desordens neurológicas: facilitam o risco de queda;
•    Fraturas prévias: quem já fraturou outros ossos têm risco maior de nova fratura;
•    Predisposição genética;
•    Dieta pobre em cálcio;
•    Uso crônico de corticoides; 
•    Sedentarismo;
•    Abuso de álcool;
•    Tabagismo.

Risco de morte
Ainda de acordo com a SBR, a maioria dos pacientes idosos acometidos por fratura de fêmur precisa passar por tratamento cirúrgico, e principalmente na região do quadril representa grande risco de morte. Um a cada quatro idosos, em média, morrem dentro de um ano após uma fratura de fêmur. 
Dra. Priscila ressalta, no entanto, que o diagnóstico precoce pode contribuir para evitar que os casos de Osteoporose tomem tais proporções de gravidade. “É importante prevenir as quedas, se antecipar no diagnóstico com a realização do exame de densitometria óssea, para que se possa adotar medidas preventivas e aumentar as chances de controle da doença”, enfatiza.

Fortalecimento ósseo
Reposição de Cálcio e de Vitamina D estão entre os tratamentos para fortalecimento ósseo, porém, só o médico pode determinar as dosagens adequadas a serem suplementadas. “Existem medicamentos para aumentar a massa óssea, mas são receitados mediante exames específicos. O uso de medicamentos ou suplementos sem orientação médica pode ser perigoso para a saúde, principalmente em pacientes idosos”, orienta Dra. Priscila.

Dra. Priscila Cogo - Geriatra

Foto - Hudson Fernando

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio