Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Além de auxiliar no controle do colesterol, da apneia do sono e da hipertensão arterial, reduz os riscos cardiovasculares e interrompe a progressão da doença renal crônica

Foto: Divulgação

Cirurgia Metabólica controla o diabetes tipo 2, e ainda emagrece

Publicado em 22/10/2020 às 10:53

Obesidade não é apenas um problema estético. Representa fator de risco para diversas doenças crônicas, como como diabetes, hipertensão arterial, doenças vasculares e câncer, que contribuem para a redução de expectativa de vida dos portadores.
Com relação ao diabetes, a combinação é muito perigosa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), entre 60% a 90% dos portadores de diabetes tipo 2 – DMT2 – são obesos. Para piorar, uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde Ministério da Saúde, publicada em 2019, indica que 53% da população brasileira está acima do peso, sendo que o Brasil ocupa o 4º lugar entre os 10 países com maior número de indivíduos com diabetes.

Dois problemas, uma solução
A boa notícia é que o Centro de Tratamento da Obesidade e do Sobrepeso (Cetros), de Umuarama, é altamente especializada e preparada para oferecer soluções quando o assunto é obesidade. E dispõe dos mais modernos recursos da medicina para garantir qualidade de vida de seus pacientes diabéticos.
Entre os procedimentos realizados com alto grau de eficácia na Cetros está a cirurgia Metabólica, com excelentes resultados no controle do diabetes e, consequentemente, na perda de peso. “Isso ocorre porque a cirurgia metabólica promove transformações anatômicas que provocam o aumento da quantidade de hormônios reguladores do açúcar e do metabolismo, contribuindo para o controle da fome e aumento da saciedade”, esclarece o diretor do Cetros, Dr. Fabio Carvalho.

Benefícios da Cirurgia Metabólica
Diferente da Cirurgia Bariátrica, o principal objetivo da Cirurgia Metabólica é o controle do diabetes tipo 2. E além do bem-estar estético, o procedimento traz outros benefícios à saúde, como controle dos níveis de colesterol, da apneia do sono e da hipertensão arterial, o que possibilita reduzir os riscos de problemas cardiovasculares.
Uma pesquisa inédita do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, que envolveu 100 pacientes, sendo 50% submetidos à cirurgia metabólica e 50% tratados com medicamentos, revelou que Cirurgia Metabólica é o tratamento mais eficaz para interromper a progressão da doença renal crônica precoce em pacientes com diabetes tipo 2, que leva milhares de pessoas à hemodiálise e ao transplante renal.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio