Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Segunda morte por Covid-19 em Umuarama coloca autoridades em aleta máximo

Publicado em 17/06/2020 às 12:00

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na manhã desta quarta-feira, 17, a segunda morte por Covid-19 em Umuarama. A vítima é uma mulher de 26 anos, que tinha diabetes e estava internada há vários dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Uopeccan – unidade de referência para tratamento da doença na cidade. O sepultamento seguiu protocolos específicos.

O número de casos confirmados cresce na Capital da Amizade e avança também nos municípios menores. A região contabilizava 102 casos confirmados nos 21 municípios, no boletim do dia 17 de junho emitido pela 12ª Regional de Saúde. 

A primeira vítima da doença em Umuarama foi outra mulher, de 61 anos, que não resistiu às complicações decorrentes da Covid-19 e morreu em 29 de abril. O prefeito Celso Pozzobom lamentou mais esta morte e manifestou condolências aos familiares. O momento é de tristeza, segundo ele, mas também de reforçar os alertas.

Pozzobom defende que a população reflita e volte a observar as medidas de prevenção definidas nos decretos municipais e protocolos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. “Os casos estão aumentando, embora lentamente, mas isso não é motivo para relaxar. Temos reunidos segmentos da economia e forças de segurança para reforçar os cuidados, a fiscalização e a orientação. Se a população não incorporar as medidas de prevenção em sua rotina, a situação vai fugir do controle e o sistema de saúde pode não suportar”, alertou.

Com orientações do Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) Municipal, o prefeito reforça a importância do isolamento social – em especial de idosos e pessoas com fatores de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e histórico de problemas respiratórios – e das medidas de proteção, como uso de máscara, distanciamento em filas, restringir o contato com outras pessoas, ética respiratória e a higienização constante das mãos e superfícies de maior contato, entre outras.

“Pedimos também o apoio das empresas do comércio, indústria e serviços, que redobrem a atenção ao uso de máscaras por seus colaboradores e clientes, que organizem e fiscalizem as filas com o distanciamento recomendado (pelo menos 1,5 metro entre cada pessoa) e que controlem o número de clientes dentro do estabelecimento. Isso vale para lojas, mercados, lanchonetes, lotéricas, bancos e demais estabelecimentos”, acrescentou Pozzobom.

Além do segundo óbito, o boletim desta quarta trouxe mais um caso positivo para coronavírus – um homem de 26 anos – o que elevou para 53 o total de confirmados. No momento, Umuarama tem 10 pessoas em isolamento domiciliar, monitoradas pelo COE Municipal, e um paciente internado em UTI. Outros 40 pacientes já estão recuperados. Há ainda 119 pessoas com suspeita da doença, das quais 117 estão em isolamento domiciliar e duas internadas (uma em UTI, outra em enfermaria). Do total de 797 notificações, 625 casos suspeitos foram descartados até agora.

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio