Terça-feira, 19 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Valorizar a amamentação é o objetivo da Campanha Agosto Dourado de Umuarama

Publicado em 06/08/2022 às 09:34 por Editoria Movimento Saúde

Gestantes e puérperas (mulher que acabaram de dar à luz) têm atendimento especial em todas as unidades básicas de saúde de Umuarama, durante todo o ano. Porém, agosto é um mês mais que especial, quando será realizada a Campanha Nacional de Amamentação 2022 – Agosto Dourado, com uma série de ações de valorização do ato de amamentar.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Jaqueline de Bortoli, a campanha tem como objetivo fortalecer os laços, oferecendo apoio e sensibilizando as mães sobre o ato de amamentar, minimizando o desmame precoce dos bebês. “O nome Agosto Dourado foi escolhido por estar relacionado ao padrão ouro de qualidade do leite humano. Toda população é convidada a contribuir com a sensibilização dos profissionais de saúde, população, gestantes e os parceiros sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê”, detalha.

O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, ressalta que são muitos os benefícios da amamentação para a saúde do bebê, como fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de obesidade, desenvolvimento do sistema nervoso central, prevenção de anemias e para a mãe diminuição do sangramento pós-parto, auxilia na redução de peso, redução da incidência de câncer de mama, ovário e endométrio e proteção contra doenças cardiovasculares. “As unidades de saúde realizam ao longo do ano grupos de gestante e puérperas e neste mês terá como tema amamentação”, comenta.

No dia 26 de agosto (uma sexta-feira), às 13h30, acontece no Centro Cultural Vera Schubert o encerramento da campanha Agosto Dourado, com palestras sobre a importância do aleitamento materno, que serão ministradas pela enfermeira obstetra Daysi Mara Murio Ribeiro Rodrigues e pela fonoaudióloga Daiane Augusto Caetano Ribeiro. “Após as palestras, teremos concurso de paródia, com as apresentações das equipes de saúde abordando o tema aleitamento materno. Será uma tarde muito importante não só para as mamães, mas para toda a comunidade, que está convidada a participar desse evento”, afirma Jaqueline.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio