Quinta-feira, 18 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Palestra no Norospar destaca: dia de se cuidar é todo dia!

Publicado em 23/10/2021 às 10:14 por Editoria Movimento Saúde

“Todo dia é dia de se cuidar”. Esse foi o tema da palestra ministrada pela médica ginecologista, Dra. Ceres Giacometti (CRM 31456-PR), que reuniu funcionários do Hospital e Maternidade Norospar, nesta quinta-feira (21), dando continuidade às ações da Campanha Outubro Rosa.

Participaram profissionais de diversos setores do hospital, entre eles, enfermeiros e técnicos em enfermagem, sendo a maioria mulheres. 

Dra. Ceres abordou o câncer de mama e de colo do útero, dentro do mote da Campanha Outubro Rosa, mas estendeu as orientações de cuidados necessários na prevenção de outras doenças que afetam, principalmente, o público feminino.

Além de noções de autocuidado, a médica deu uma série de dicas de como orientar aos pacientes na identificação de sintomas das doenças.

De forma clara e objetiva, a especialista pontuou questões com as quais os profissionais, de fato, se deparam na rotina hospitalar, que vão contribuir tanto na identificação de sintomas de câncer de mama e de útero, que são fundamentais, como de outros tipos de cânceres, bem como de doenças sexualmente transmissíveis, que afetam a população como um todo.

Rastreamento de câncer de mama

Durante a palestra, a médica ressaltou a importância dos exames preventivos e da necessidade de as mulheres se informarem quanto às recomendações do Ministério da Saúde, que alterou o intervalo para a realização de mamografia, que era anual.

De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. A justificativa é de que em mulheres com idade abaixo dos 50 anos, os riscos aumentam, em função da exposição à radioatividade, de forma que os danos podem superar os benefícios.

Ampliando a prevenção

Outro ponto destacado por Dra. Ceres foi que, independentemente das campanhas, é importante adotar cuidado rotineiro na prevenção, e ampliar o leque, não ficando restrito ao Papanicolau e mamografia, mas realizar exames de sangue para controle de colesterol, diabetes e outras doenças, que também apresentam sérios riscos à saúde.

Diferencial

Após a explanação da médica, houve uma confraternização e troca de experiências entre os funcionários e a palestrante, oportunidade em que os participantes agradeceram, destacando a interatividade como diferencial da palestra.

Na avaliação dos funcionários, Dra. Ceres falou não apenas como médica para o público, mas de profissional da saúde para profissionais da saúde, com foco na realidade vivenciada na unidade hospitalar. Os apontamentos certamente se reverterão em resultados muito positivos na assistência ao paciente.

Acompanhe alguns momentos da palestra:

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio