Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

A campanha foi divulgada durante as atividades de ginástica laboral

Prevenção às ISTs é tema de campanha de Carnaval no Nossa Senhora

Publicado em 22/02/2020 às 11:53

Colaboradores do Instituto Nossa Senhora Aparecida -INSA caíram na folia de um jeito diferente nesta sexta-feira (22). A Comissão de Humanização preparou uma festa especial, com decoração temática de Carnaval, fantasias e muita informação sobre a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs e a Aids, voltada aos colaboradores.

Os colaboradores foram recepcionados por membros da Comissão de Humanização do INSA“As infecções sexualmente transmissíveis tem aumentado em todo o país, especialmente entre os mais jovens e os mais velhos. Nossa campanha tem o objetivo de enfatizar a importância da prevenção, não só no Carnaval, mas durante o ano todo e provocar uma mudança de comportamento entre os nossos colaboradores”, disse a gerente assistencial do Nossa Senhora, Adriana Risato Campiolo Caetano.

Segundo ela, a campanha de prevenção às ISTs é permanente no hospital. “Aproveitamos a época do Carnaval, que é propícia, para fazer uma abordagem mais sistêmica sobre o tema entre os nossos colaboradores”, destacou.

No período da manhã e na troca de turno no final da tarde, os colaboradores foram recepcionados por integrantes da Comissão de Humanização, que realizaram a distribuição de panfletos informativos e camisinhas.

As atividades tiveram sequência durante Ginástica Laboral, embaladas por músicas tradicionais do Carnaval. “É uma forma leve e descontraída que encontramos para abordar o assunto, que é sério e muito importante”, salientou a gerente assistencial.

O QUE SÃO INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

 

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS?

Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são:

  • Herpes genital;
  • Cancro mole (cancroide)
  • HPV
  • Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
  • Donovanose
  • Gonorreia e infecção por Clamídia
  • Linfogranuloma venéreo (LGV)
  • Sífilis
  • Infecção pelo HTLV
  • Tricomoníase

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS?

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua).

 

Com informações da Agência Saúde do Ministério da Saúde

   

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio