Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Segundo o médico, Dr. Rodrigo Gama, momentos de alegria e descontração têm efeitos positivos no ambiente hospitalar

No dia do riso, voluntários levam alegria para pacientes em hospital de Umuarama

Publicado em 07/11/2019 às 10:41

“O riso é terapêutico”, afirma o médico Dr. Rodrigo Gama (CRM 35945), que recepcionou um grupo de voluntários em visita ao Instituto Nossa Senhora Aparecida, que estava de plantão em Umuarama, na noite desta quarta-feira (6), Dia Nacional do Riso.

Vestidos de palhaços e personagens das histórias em quadrinhos, os cerca de 20 voluntários percorreram as alas do hospital, cantando, brincando e distribuindo pirulitos e brinquedos.

Segundo o médico, momentos de alegria e descontração têm efeitos positivos no ambiente hospitalar. “Observamos que, sempre que são realizadas ações que proporcionam alegria, emoção, fé e outros sentimentos positivos, como o otimismo e esperança, há uma melhora no quadro de saúde de muitos pacientes”, relata.

Outro fator positivo destacado pelo plantonista é a melhora na motivação das equipes médicas, de enfermagem, técnicos e recepcionistas. “Melhora inclusive a auto-estima da equipe. Um sorriso sempre contagia. Estudos comprovaram que sorrir libera substâncias como a oxitocina no organismo, que é o hormônio da felicidade e diminui o cortisol e adrenalina, hormônios do estresse”, explicou.

O paciente Anisvaldo Felício da Costa, que é do Estado de Rondônia, se alegrou com a visita dos voluntáriosPara Seu Anisvaldo Felício da Costa, de 75 anos, que está internado para realizar cirurgia cardíaca, o momento foi inesquecível. Ele fez questão de registrar tudo para enviar pelo celular para a família, em Candeia do Jamari, no Estado de Rondônia, onde mora.

“Isso alegra a gente. Traz fé, confiança...É a coisa mais linda do mundo. Obrigado a todos que proporcionaram isso aqui. Nunca vou esquecer”, disse o aposentado.

Os voluntários foram convidados pela direção do Nossa Senhora, que realiza e incentiva ações constantes voltadas ao bem-estar e a promoção da saúde física e emocional de colaboradores e pacientes. “Nosso hospital valoriza acima de tudo as relações humanas. Estamos abertos e incentivamos o trabalho voluntário e a participação da comunidade”, disse a gerente assistencial do Insa, Adriana Risato Campiolo Caetano.

Participaram membros do Grupo Resgate, do Ministério das Missões da Paróquia São José Operário de Umuarama. A dupla Samuel e Renato do Grupo Evangelizar é Preciso, deu um show a parte e contagiou pacientes e equipes de saúde, que cantaram e dançaram junto com os voluntários.

“Quando o hospital convidou, nos mobilizamos rapidamente e de pronto todos aceitamos. É um chamado para o coração, pois se faz bem para os pacientes, médicos e enfermeiros, para nós é um verdadeiro remédio para alma”, disse a voluntária Josiane Alves, que mobilizou o grupo.

Durante a visita os voluntários foram acompanhados por profissionais do hospital. Todos receberam orientações sobre normas de conduta e segurança e utilizaram materiais de proteção, conforme as diretrizes de segurança hospitalar.

 

SEJA VOLUNTÁRIO

Entre em contato com o Instituto Nossa Senhora, no Serviço Social, através do telefone: (44) 3621-2177 - ramal 2145.

    

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio